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Photo

Personagem de baixos polígonos no Anim8or


Tutorial
Personagem de baixos polígonos no Anim8or




Por:
alere2@bol.com.br




Oooi gentem!
Bom, eu sempre fui de perguntar as coisas para vocês e sempre foram
muito gentis em me ajudar, acho que está na hora de eu dar alguma
contribuição para todos não é?

Bem, eu não sou nenhuma expert no assunto, mas vou dar uma ajudinha
para aqueles que estão começando agora a trabalhar com modelagem e
têm pouca noção. Neste tutorial que apresento, vamos criar uma
personagem de poucos polígonos no programa Anim8or que eu aposto
muita gente possui, até porque para se começar, ele é uma boa
ferramenta.

Certo, vamos começar!

Antes de mais nada, faça seu desenho no papel. Lembre-se de fazê-lo
de frente e de lado para facilitar o trabalho, escaneie e mãos à
obra.
Tudo bem, para quem não tem condição de fazer isso agora, vou dar
mais uma ajudinha, comece então pegando as imagens que você vê
abaixo: (clique com o botão direito e as salve na sua máquina)

Posted ImagePosted Image

Até aqui tudo bem.
Abra um novo arquivo no anim8or e vamos começar. Primeiro temos de
chamar as imagens para usarmos de referencia e sabermos o que
estamos fazendo. Para isso, ainda na visão frontal, vá em Build->Reference
Image, então uma janela irá aparecer igual a da figura abaixo:




Posted Image




Clique em Load e carregue a imagem. Vá para a visão lateral (Isso me
lembra, se o seu anim8or for a nova versão, utilize a visão
"direita"), e carregue imagem do perfil da personagem. Agora mude a
visão para um ângulo que você julgar bom para trabalhar com essas
imagens, pois agora vamos ajeitá-las para que o tamanho delas case.
Use o botão
Posted Image para
girar a tela. Com este botão podemos: dar zoom
na visão que estamos trabalhando, para isso, utilize o botão do meio
do mouse, arraste para cima para aproximar e para baixo para
afastar, se o seu mouse não tiver esse botão, não vai ser possível
usar o zoom... brincadeira! Use Alt+botão direito do mouse para dar
zoom, botão esquerdo para rotacionar e botão direito para mover de
um lado para outro, de cima para baixo etc. Certo, dada uma breve
explicação sobre este botão, ajuste as duas imagens. UsePosted Image
para mover qualquer coisa dentro do anim8or (seja ele uma imagem, um
objeto, um ponto etc.). Deixe as figuras posicionas mais ou menos
como na figura abaixo:





Posted Image





Certo, feito isso, mude para a visão frontal novamente e jogue
imagem para atrás da grade (no caso de ela não estiver), para isso,
selecione-a (use a seta de baixo perto do botão mover) e com a
ferramenta
Posted Image
ativada, com o botão direito do mouse, clique e arraste-o um pouco
acima. Mude para a visão Edit Point (Posted Image).
Agora, usando a ferramenta de ligação de pontos (Posted Image)
vamos contornar o lado direito da figura
com pontos. Se você simplesmente clicar sobre o plano esperando que
algo vá acontecer, te digo que não vai! hehehe. Para começar, você
tem que criar um primeiro segmento de pontos. Para tal, segure shift
e com o botão esquerdo do mouse clique sobre o plano e desça um
pouco. Agora sim nós temos um segmento! Agora é só fazer os demais.
Um detalhe muito importante desse lance de ligação de pontos: seus
segmentos só estarão fechados se ao ligar um ponto em um outro, o
ponto de destino ficar vermelho, caso contrário, você criou uma
linha solta e não será possível preencher a imagem. Para quem não
está habituado a trabalhar com o anim8or e usar essa ferramenta,
faça um teste antes, vamos, eu ajudo:
Em qualquer parte do plano, use o (Posted Image),
segure shift e crie uma primeira linha apertando com o botão
esquerdo do mouse e descendo, como no passo 1:





http://www.unidev.co...ns/alissb38.jpg




Agora, não será mais necessário segurar o shift, apenas faça outra
linha a partir de um ponto existente como no passo 2:





http://www.unidev.co...ns/alissb39.jpg



Agora
una essas linhas como no passo 3 e repare que ao fechar, o ponto de
destino fica vermelho, significa que a figura foi fechada:





http://www.unidev.co...ns/alissb40.jpg




Agora, mude para o modo linha (http://www.unidev.co...ns/alissb41.gif)
e selecione todas as linhas (use
http://www.unidev.co...ns/alissb42.jpg para
selecionar):





http://www.unidev.co...ns/alissb43.jpg




Agora, se a sua versão do anim8or for a nova, basta dar um
J(maiúsculo) ou então para as duas versões: Edit->Fill holes. A
figura será preenchida. É possível saber se foi preenchida ou não,
pois ela ficará na cor amarela (normalmente a cor é amarela, se caso
ela ficar azul, tecle N(maiúsculo) na versão nova, ou Edit->flips to
normal):





http://www.unidev.co...ns/alissb44.jpg
Caso isso não ocorra, devem haver pontos soltos, ou não é um formato
aceito como uma figura plana.




Você pode ver o
resultado mudando para a visão selecione-e-edite (a primeira seta na
barra de ferramentas).





http://www.unidev.co...ns/alissb45.jpg



Treine até conseguir
preencher a figura, só então, continue com esse projeto ok? ^.^

Certificado de que já pode continuar, vamos então contornar a imagem
com pontos e linhas, faça como a imagem abaixo:






http://www.unidev.co...ns/alissb46.jpg
Repare a ligação do braço marcada em azul:


http://www.unidev.co...ns/alissb47.jpg




Certo, agora vamos fazer o seguinte: Modo de edição de linhas
selecione todas as linhas da figura (use
http://www.unidev.co...ns/alissb42.jpg),
agora Edit->Fill holes (ou J).
Temos uma figura preenchida, mas podemos ver que da maneira que
contornamos ainda faltam algumas coisas, então vamos acrescentar
alguns pontinhos em pontos estratégicos. Para tal, use a ferramenta
http://www.unidev.co...ns/alissb48.gif
apenas sobre as linhas onde queremos os pontos. Veja na figura
abaixo onde fazer os cortes:





http://www.unidev.co...ns/alissb49.jpg




Bem, vá para a visão
lateral e arrume os pontos, fazendo um contorno sobre a imagem como
na figura abaixo:






http://www.unidev.co...ns/alissb50.jpg
Lembre-se, mude da visão lateral para a frontal a fim de selecionar
os pontos que você quer mover, correspondentes à area lateral.




Agora nós vamos
afeminar essa criatura que estamos criando. Mude para o modo faces
(botão http://www.unidev.co...ns/alissb51.gif)
e selecione a parte do peito como na figura abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb52.jpg
Mude para a visão lateral e use a ferramenta marcada com a seta para
fazer uma extrusão em forma de cone, ajuste para ficar no rumo e do
tamanho do peito:
http://www.unidev.co...ns/alissb53.jpg

Na visão frontal, use
http://www.unidev.co...ns/alissb48.gif faça
um corte no meio da extensão da perna como na imagem abaixo:






http://www.unidev.co...ns/alissb54.jpg
E em seguida selecione os pontos indicados pelas setas (ah sim e o
do quadril também, eu esqueci dele... ^^´) Dica importante: use a
seta de seleção (a de baixo), clicando com o botão direito do mouse
sobre os pontos, você vai selecionando mais de um ponto de cada vez,
o mesmo pode ser feito com
http://www.unidev.co...s/alissb42.jpg,
que este último faz seleção tanto da parte da frente quanto a de
trás, por isso tome cuidado em usar essa ferramenta!
http://www.unidev.co...ns/alissb55.jpg
Vá para a visão lateral e use
http://www.unidev.co...ns/alissb34.gif para
mover os pontos um pouco para trás, como na imagem abaixo:
http://www.unidev.co...ns/alissb56.jpg
Vá para a visão frontal e selecione os pontos da parte interna da
coxa (os pontos brancos na imagem abaixo:)
http://www.unidev.co...ns/alissb57.jpg
Faça o mesmo procedimento anterior. Use a visão Left para fazer
isso.




SE a imagem te
atrapalhar a ver o que está fazendo, esconda-a para poder ver
melhor, para tal vá na modalidade Selecione-e-edite (primeira seta
na barra de ferramentas), selecione a imagem na visão lateral e dê
um h(minúsculo) ou vá em edite Hide e para trazer a imagem de volta,
dê um H (maiúsculo), ou Edit->Show all. Senão, apenas empurre-a
usando o botão direito do mouse mais a ferramenta mover, até um
ponto que vc achar que pode trabalhar com os dois lados sem
problemas.
Certo, agora na visão da direita, vamos usar mais uma vez a
ferramenta de ligação de pontos. Crie novas linhas no contorno da
imagem (veja na figura abaixo: )





http://www.unidev.co...ns/alissb58.jpg





Olhando assim, parece que não está bom... e não está mesmo, mas a
gente melhora isso depois! hehehehe ^.^ Certo, faça o mesmo agora
com o outro lado, na parte interna da coxa. Então, modo linhas,
selecione-as, J ou Edit->Fill holes.

Estamos quase acabando...
Certo, agora, mude novamente para a visão right e faça alguns pontos
usando a ferramenta
http://www.unidev.co...ns/alissb48.gif nas
linhas, para que fique como na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb59.jpg




Sim, agora nós temos
algumas curvas...
Bem, selecione os pontos que formam as costas e vá para a visão back.
Nesta visão, use o botão mover e feche os pontos um pouco, como na
imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb60.jpg




Faça o mesmo com os
pontos da parte interna da coxa.
Agora nós só vamos fechar tudo o que fizemos até agora, ligando os
pontos que estão abertos e fazendo as costas como na imagem abaixo:






http://www.unidev.co...ns/alissb61.jpg




Então: Edit->Fill
holes ou J.
Acho que agora é um bom momento para salvarmos o que foi feito não
acha?

Vamos fazer o braço que está faltando para terminarmos o corpo.
Faça um corte na extensão do braço como na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb62.jpg




Ainda na visão
frontal, selecione os pontos do braço e na visão lateral leve-os
para fazerem o contorno da imagem do braço:





http://www.unidev.co...ns/alissb63.jpg




Selecione os pontos
indicados na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb64.jpg




Na
visão lateral puxe-os um pouco para trás. Faça com eles o mesmo
procedimento feito com a perna.
Vamos ao pescoço. Selecione o ponto do pescoço (o mais à direita
da figura) e então na visão lateral
puxe-o um pouco para trás. Faça mais uma linha ligando-o com o
ombro. Como na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb65.jpg




Preencha os
ligamentos.

Selecione os pontos que acabamos de criar e na visão back, puxe-os
um pouco para trás e termine de fazer as ligações e preencha.





http://www.unidev.co...ns/alissb66.jpg




Você pode ver o que
já tem indo em Selecione-e-edite (primeira seta).
Vamos fazer a mão. Neste modo, use o
http://www.unidev.co...ns/alissb33.gif e
deixe num ângulo parecido com o da figura abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb67.jpg




Volte
para o Edit Point e use
http://www.unidev.co...ns/alissb48.gif para
fazer 2 novos cortes, mas muita atenção: essa ferramenta faz o corte
tanto na frente quanto atrás, certifique-se então de não passar
sobre nenhuma linha que não é para ser cortada. Use
http://www.unidev.co...ns/alissb33.gif para
mudar o ângulo de visão e apenas cortar a parte plana, como na
figura abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb68.jpg
Certifique-se de fazer os cortes como na figura acima indicado pelas
linhas verde e vermelho





Agora vamos fazer a mão. Em Edit Point, vá para o modo faces (http://www.unidev.co...ns/alissb51.gif)
e selecione a parte indicada na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb69.jpg
Veja a seta azul. Ela está apontando para a ferramenta extrusão e é
ela que vamos usar agora para fazermos algo que se assemelhe a um
polegar.





Na
visão front, dê um clique e você verá uma mudança, houve uma
extrusão, sem soltar o botão, ajuste o tamanho que você julgar
melhor. Depois selecione a parte maior e faça uma nova extrusão que
será a mão, faça mais uma e então ajuste os pontos para que o que
acabamos de fazer se pareça com uma mão.
Salve o que foi feito até agora para garantir que se a luz acabar
você não terá de fazer tudo de novo...
Certinho, se irmos agora para o selecione-e-edite, teremos algo que
parece com a imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb70.jpg




Por enquanto, está
ruim, mas está bom. Vamos dar alguns ajustes, principalmente na área
do pescoço, usando a ferramenta
http://www.unidev.co...s/alissb48.gif, como
na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb71.jpg





Depois de fazer esses pontos, vá para a visão lateral e ajuste-os
melhor, fazendo a parte da cravícula.
Em selecione-e-edite, dê um fim nas imagens de referência, ou as
delete, ou as esconda. Agora, selecione a figura (use a seta), o que
vamos fazer agora é o lado que está faltando. Com o objeto
selecionado, vá em Build->Mirror, na caixa que abrir: ângulo x e ok.
você terá duas imagens que já são colocadas juntas, mas nós
precisamos arrumar direito isso. Clique fora das duas figuras para
que se desfaça a seleção e então selecione apenas o lado esquerdo.
Use http://www.unidev.co...ns/alissb34.gif e
coloque-a do lado da outra com uma pequena distancia entre as duas.
Use a ferramenta de seleção seta e clique sobre a outra imagem
usando o botão direito do mouse. Agora vá em Build->Join Solids,
você verá que a seleção é uma só para as duas imagens. Vá em Edit
Points e use bem o zoom no espaço entre as duas imagens (http://www.unidev.co...ns/alissb33.gif),
use a ferramenta
http://www.unidev.co...ns/alissb37.gif para
ligar as duas figuras.




Repare
bem nas ligações feitas na imagem abaixo indicadas pela cor
avermelhada. Só estou dando um alerta, pois podem esquecer dela e
isso ficar aberto.
http://www.unidev.co...ns/alissb72.jpg




Depois de ligá-las,
mude para o modo linha (http://www.unidev.co...ns/alissb41.gif),
selecione o espaço e dê um J (maiúsculo), ou Edit-> fill holes.

Com isso terminado, teremos um corpo, como na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb73.jpg





Feinho até umas horas, mas ele pode ser melhorado. Use o edit points
e ajuste os pontos para dar um formato melhor, faça as melhorias
onde você julgar melhor fazer, para que ele se parece mesmo com um
corpo. Você pode usar também
http://www.unidev.co...s/alissb74.gif, no
modo selecione-e-edite, para estreitar, encolher ou alongar a
figura. Depois que você fizer as mudanças necessárias, salve e vamos
fazer uma cabeça.

Não precisa dar um object->new se não quiser, você pode simplesmente
esconder o corpo que fizemos e continuar neste mesmo objeto.
Na visão front em selecione-e-edite, faça uma esfera de qualquer
tamanho. Dê dois cliques sobre ela e uma janela aparecerá, igual a
da imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb75.jpg





Clique na propriedade Geodesic e coloque o valor 2 em divisions.
Certo, com a figura selecionada, vá para Build->Convert to Mesh,
para tranformar em Mesh e podermos trabalhar com os pontos da
figura. Mude para Edit Points e então vá para a visão side (do
anim8or antigo) ou Left (do novo) selecione os pontos indicado na
figura abaixo:




http://www.unidev.co...ns/alissb76.jpg




Delete-os e volte
para a visão front. No modo faces (http://www.unidev.co...ns/alissb51.gif),
selecione as duas partes indicadas na imagem abaixo: (não se esqueça
de fazer isso usando a seleção seta e clicando com o botão direito
do mouse... )





http://www.unidev.co...ns/alissb77.jpg




Vamos juntar essas
partes. Dê um M (maiúsculo (para a nova versão do anim8or)), ou vá
em Edit->Merge Faces. Faça o mesmo com o outro lado. Ainda neste
modo, selecione essas duas áreas que acabamos de criar . Use
http://www.unidev.co...ns/alissb78.gif e
clique com o botão esquerdo do mouse, sem soltar, traga os pontos
para que eles fiquem da seguinte forma:





http://www.unidev.co...ns/alissb79.jpg




Vá numa visão
lateral, use
http://www.unidev.co...ns/alissb42.jpg para
selecionar os pontos e use
http://www.unidev.co...ns/alissb34.gif para
que eles fiquem como na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb80.jpg




Volte para a visão
front e usando
http://www.unidev.co...ns/alissb37.gif faça
novas linhas como na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb81.jpg




Nós agora estamos
fazendo o queixo. Vá para uma visão lateral, selecione (http://www.unidev.co...ns/alissb42.jpg)
os pontos mais abaixo e arraste-os um pouco para frente como na
imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb82.jpg




Volte para a visão
front e mais uma vez use
http://www.unidev.co...ns/alissb37.gif para
fazer o resto do rosto, como na figura:





http://www.unidev.co...ns/alissb83.jpg




Mude para o modo
linha, selecione todas as linhas e dê um J (maiúsculo) ou Edit->fill
holes.
Com tudo preenchido, mude para o modo faces e selecione o triângulo
que forma o nariz. Use a ferramenta
http://www.unidev.co...ns/alissb84.jpg e dê
apenas 1 clique. Você terá algo mais ou menos assim:





http://www.unidev.co...ns/alissb85.jpg





Agora, nós temos um nariz. Bem, praticamente. O nariz pode ser feito
do jeito que você quiser. Dou duas maneiras, você pode selecionar os
dois pontos da base do triângulo interno, ir para uma visão lateral
e puxa-los um pouco para frente, ou selecionar o triângulo interno
no modo faces e usar
http://www.unidev.co...ns/alissb86.gif numa
visão lateral fazer a extrusão de um nariz e depois ajustar o ponto
da maneira que achar ficar melhor.
O resultado é parecido com o da imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb87.jpg





Ajuste os pontos para dar forma ao rosto. Faça da maneira que você
achar melhor. Agora, dê dois cliques sobre o objeto e na janela que
aparecer, onde você ver o número 45, mude para 180 e então ok. Você
verá que o formato tem agora uma aparência mais amigável. Exiba
novamente o corpo (Anim8or novo: H(maiúsculo); Anim8or antigo: Edit->show
all), e também dê dois cliques nele e mude o 45 para 180 na janela.
Arrume o tamanho da cabeça para que ela fique bem no corpo, usehttp://www.unidev.co...ns/alissb88.gif
ou http://www.unidev.co...ns/alissb89.gif
para ajustar o tamanho e largura da cabeça.





http://www.unidev.co...ns/alissb90.jpg




Bem
melhor agora não é?
Já sabemos fazer o corpo.
Vou dar agora uma noção bem básica de aplicação de textura. Faça o
desenho do rosto em algum editor de imagem, como paint ou photoshop,
aquele que você tiver. Salve sua imagem e então volte ao anim8or.


Dê um belo zoom no rosto, e vá em settings->default->material ou use
o botãohttp://www.unidev.co...s/alissb91.gif.
Na barra que aparecer do lado, dê dois cliques no new e na janela
que aparecer, coloque o nome da textura, e clique no botão na frente
de difuse. Na janela que abrir, clique em Load e carregue a imagem
do rosto. Clique apenas uma vez sobre o nome da imagem para
selecionar e então ok e ok.
Agora, em modo faces, selecione as faces como na imagem abaixo:





http://www.unidev.co...ns/alissb92.jpg




Em
material, clique em apply e em seguida, clique no botão UV. Use o
mouse para ajustar da maneira que julgar melhor. O botão direito do
mouse move a textura para os lado, para cima e para baixo, o botão
direito do mouse+alt, alonga ou diminiu, estreita ou alarga a
textura e o botão esquerdo do mouse rotaciona a textura. Ajuste sua
textura. Na imagem abaixo, eu só apliquei para ver como fica, não
mexi em nada.





http://www.unidev.co...ns/alissb93.jpg





Quando terminar de aplicar, clique no botão seta de seleção e clique
fora da imagem. Você pode ver o resultado em selecione-e-edite.

Bem, agora a parte de texturização da imagem fica por sua conta,
escolha a textura de seu gosto e aplique-a da mesma forma que o
rosto, sempre carregando, selecionando e ajustando.


Espero que eu tenha ajudado vocês um pouco.
Boa sorte e até mais! ^.~







http://www.unidev.co...ns/alissb94.jpg

http://www.unidev.co...ns/alissb95.jpg




Este artigo faz parte dos artigos arquivados da Unidev, por tanto pode estar desatualizado.
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