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Crie imagens em 3D como se estivesse brincando de massinha.


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11 replies to this topic

#1
GripeBovina

GripeBovina

    Novato

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"Crie imagens em 3D como se estivesse brincando de massinha de modelar neste software super simples!"

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Bonecos em 3D são sempre coisas que fascinam as pessoas de qualquer idade. A precisão das formas e dos elementos faz com que as criações fiquem impressionantemente perfeitas. Até pouquíssimo tempo atrás era preciso fazer cursos complexos para a criação de imagens tridimensionais que fossem bem feitas. O curso continua necessário, mas apenas para quem deseja ser profissional na área.

Isso porque o Sculptris chega quebrando muitos paradigmas da criação gráfica por meio da facilidade com que ele permite criar imagens. As vantagens começam no fato de o programa dispensar instalação. Assim, se você não tem lá muito espaço no seu computador, pode ficar tranquilo, afinal o Sculptris tem apenas 3 MB e ainda não cria arquivos de registro no sistema.

Descompacte e inicie a modelagem!

Dessa maneira, você fica livre e seu computador mais ágil para renderizar as imagens de maneira a tornar o processo de criação dinâmico. Quem não gosta de um computador rápido e eficiente, não? Por isso, o Sculptris não pede nenhum tipo de instalação. Quando você baixar, só precisa descompactar o pacote e deixar os arquivos agrupados em uma pasta específica.

Se quiser, crie um atalho para o Sculptris na sua Área de trabalho. Quando você executa o programa, vê uma janela de fundo preto com uma grande esfera cinza ao centro. Esta é a sua área de trabalho. Observando de maneira generalista, percebe-se que o Sculptris segue a estrutura de janela da maioria dos editores de imagem.

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Início da modelagem

Entretanto, ele não é um editor comum. Imagine que aquela “bola” no centro da sua tela é um pedaço de massinha de modelar pronto para ser transformado em algo muito interessante e divertido. Agora, comece a clicar sobre ela para criar saliências e relevos. Caso você deseje puxar, afundar e outras funções, precisa recorrer à caixa de ferramentas.

Essas ferramentas são encontradas no primeiro bloco de ícones localizados à margem esquerda da sua janela do Sculptris. Já as ferramentas do segundo bloco são destinadas ao mapeamento e à estrutura da sua “escultura virtual” em si. Para salvar, criar novos objetos ou abrir algum projeto que você já tenha iniciado, deve usar o terceiro bloco.

Logo na barra acima da sua escultura, existem alguns comandos de tamanho e força da sua modelagem. Afinal, como em todo editor de imagem, é possível controlar o tamanho e a pressão dos pincéis que você usa para as suas criações. Apesar de ser um pouco diferente daquilo que você pensava, o Sculptris é uma ferramenta bastante versátil. Logo que a imagem de base estiver criada, você só tem algo cinza e, se for a sua primeira tentativa, estranho.

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Colorindo a sua imagem

Logo que a base estiver pronta, é hora de colorir. Não se esqueça de que a iluminação e os tons médios devem ser inseridos manualmente. Para que você não se perca enquanto está criando a sua peça, há um grande botão com a inscrição “Paint” no seu interior. Quando você desejar colorir a imagem, clique sobre ele

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Antes disso, se você considerar necessário, pode alterar o material do qual a sua peça será feita. Para isso, é preciso clicar no quadrado onde se lê “Material” e selecionar uma das opções que o Sculptris disponibiliza. São opções muito interessantes e que têm muito o que serem trabalhadas de acordo com a proposta do objeto.

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Porém, se o seu problema vai além das questões de materiais de confecção, é hora de partir para as cores sólidas sem medo! Apesar de parecer com massinha de modelar, o Sculptris não possui diferentes esferas com cores variadas para você adicionar formas. É preciso ter muito cuidado na hora de pintar a sua criação.

Como mostrar para meus amigos?

De nada adianta ter feito algo genial se você não tem como mostrar para as outras pessoas, não é? Pois o Sculptris tem a maneira ideal de mostrar a sua criação para quem você quiser. Entretanto, é preciso que você permaneça no modo “Paint” para exportar a sua criação como uma imagem. Do contrário, só é possível transformá-la no formato proprietário do programa.

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Clique em “Options” na parte superior do menu e, na janela que aparecer na sua tela, clique em “Save image”. Entretanto, existe um pequeno detalhe que pode passar batido. É importante que você desabilite o fundo da imagem caso deseje usar em outras aplicações. Para isso, você deve clicar em “with bg” para desmarcar a bolinha colorida ao lado da imagem.

http://img337.images.../sculptris1.jpg


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Fonte:Baixaki

#2
mateusmg2

mateusmg2

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Muito bom!
Up!

Da até pra criar terrenos :D

#3
GripeBovina

GripeBovina

    Novato

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sim eé realmente um otimo soft de modelagem principalmente para que está iniciando :D

#4
Nestath

Nestath

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hehehe parece propaganda do shop time...

"baixe agora o seu e saia modelando como profissional!" heheheh

A minha questão é quanto tempo vale a pena investir estudando o sculptris agora q a pixologic o comprou pensando em utilizar profissionalmente... quanto tempo ele ainda vai ser distribuido gratuitamente ou vai existir antes de suas funcionalidades mais atraentes que o ZBrush sejam incorporadas ao monstro premiado do mercado de modelagem orgânica?

Pq a maturidade dele e o pipeline de desenvolvimento além da quantidade de recursos não chega nem perto do ZBrush que é o produto principal e o "chodó" da pixologic... =p

"Sculptris is the brainchild of the bright programmer Tomas Pettersson. Sculptris has captured the hearts of artists with its fun, intuitive and user-friendly interface - indeed a perfectly sweet companion to our big monster ZBrush!" hehehe do próprio site da Pixologic =p

#5
Bitetti

Bitetti

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A minha questão é quanto tempo vale a pena investir estudando o sculptris agora q a pixologic o comprou


Acredito que ele deva existir por um tempo muito indefinido, pela fama é um bom chamariz pro Z-Brush.

Mas nem ele nem o Z-Brush dispensam modeladores tradicionais como Blender, XSI e Maya.
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OS> Ubuntu Studio 9.10 Machine> Q9300 8GB RAM ASUS PK5-Deluxe GeForce XFX250GT Waccom Bambu 8" Addons > Fuji 9100s

#6
Nestath

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Certamente =p

Perceba que eu mencionei modelagem "organica" ;)

Tbm não troco meu Blender por nada hehehe =p e ainda espero q ele venha a ter o pipeline de desenvolvimento que o ZBrush tem algum dia, com ZSpheres e o algorítmo de geração de malha monstruoso que ele possui =D

Quem sabe um dia neh >.<

#7
futuro_animador

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já há um novo módulo de sculpt sendo desenvolvido para o blender, que pelo jeito foi feito com engenharia reversa na idéia da dynamic tesselation do sculptris, e a interface nova do blender lembra a do max, do zbrush, maya e vários outros softwares, pegando as idéias de organização de vários deles....
meu blog:
devaneioseaprofundamentos.blogspot.com

meu ideal? pizza 26 horas ao dia...

#8
FA Games

FA Games

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Alguém sabe me informar a causa do problema no Sculptris que faz com que ele se fecha quando está se usando ele.
Videogame - s. m. - Arte lúdica interativa por meio de uma interface áudio-visual-cinética contido em plataforma eletrônica.

PORTFOLIO
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#9
Stauricus

Stauricus

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bom, só com essas informações ninguém nunca vai saber né?!
eu nunca tive esse problema.
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Tô aprendendo a fazer as barrinhas HuaHUhaUhaUhAUHua

#10
Bloderox

Bloderox

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Galera eu baixei ele mas toda vez que tento mecher não acontece nada...
eu seleciono a ferramenta e não funciona, já procurei no google e non encontrei nada a respeito, me ajudem xD
da pra pintar a bola normalmente, no entanto não dá para modelar a bola e transformar em algo, se alguém souber como resolver fico agradecido ^^

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#11
FA Games

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bom, só com essas informações ninguém nunca vai saber né?!
eu nunca tive esse problema.


Stauricus, não tenho o que falar, pois basicamente o programa fecha e abre uma janela dizendo que o software encontrou um problema e precisa ser fechado.

Mais não mostra nada de relevante, para maiores informações.


BLODEROX - Talvez o DETAIL ou STRENGTH estejam baixo para causar algum efeito sobre a malha do objeto
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#12
Bloderox

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FA Games eu vi um monte de coisa, acho que simplesmente não funciona XD
eu arrumei o strength e o detail um monte de vez e não dá em nada xD
acho que deve ser alguma coisa na placa do pc ou algo assim, de qualquer forma valeu ^^

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