Jump to content

Bem vindo à Unidev
Registre para ter acesso a todos os recursos do site. Uma vez registrado e logado, você poderá criar tópicos, postar em tópicos já existentes, gerenciar seu perfil e muito mais. Se você já tem uma conta, faça login aqui - ou então crie aqui uma conta agora mesmo!
Photo

Crie imagens em 3D como se estivesse brincando de massinha.

• Please log in to reply
11 replies to this topic

GripeBovina

GripeBovina

Novato

• Membro
  • Pip
  • 16 posts
"Crie imagens em 3D como se estivesse brincando de massinha de modelar neste software super simples!"

Download

Bonecos em 3D são sempre coisas que fascinam as pessoas de qualquer idade. A precisão das formas e dos elementos faz com que as criações fiquem impressionantemente perfeitas. Até pouquíssimo tempo atrás era preciso fazer cursos complexos para a criação de imagens tridimensionais que fossem bem feitas. O curso continua necessário, mas apenas para quem deseja ser profissional na área.

Isso porque o Sculptris chega quebrando muitos paradigmas da criação gráfica por meio da facilidade com que ele permite criar imagens. As vantagens começam no fato de o programa dispensar instalação. Assim, se você não tem lá muito espaço no seu computador, pode ficar tranquilo, afinal o Sculptris tem apenas 3 MB e ainda não cria arquivos de registro no sistema.

Descompacte e inicie a modelagem!

Dessa maneira, você fica livre e seu computador mais ágil para renderizar as imagens de maneira a tornar o processo de criação dinâmico. Quem não gosta de um computador rápido e eficiente, não? Por isso, o Sculptris não pede nenhum tipo de instalação. Quando você baixar, só precisa descompactar o pacote e deixar os arquivos agrupados em uma pasta específica.

Se quiser, crie um atalho para o Sculptris na sua Área de trabalho. Quando você executa o programa, vê uma janela de fundo preto com uma grande esfera cinza ao centro. Esta é a sua área de trabalho. Observando de maneira generalista, percebe-se que o Sculptris segue a estrutura de janela da maioria dos editores de imagem.

Posted Image

Início da modelagem

Entretanto, ele não é um editor comum. Imagine que aquela “bola” no centro da sua tela é um pedaço de massinha de modelar pronto para ser transformado em algo muito interessante e divertido. Agora, comece a clicar sobre ela para criar saliências e relevos. Caso você deseje puxar, afundar e outras funções, precisa recorrer à caixa de ferramentas.

Essas ferramentas são encontradas no primeiro bloco de ícones localizados à margem esquerda da sua janela do Sculptris. Já as ferramentas do segundo bloco são destinadas ao mapeamento e à estrutura da sua “escultura virtual” em si. Para salvar, criar novos objetos ou abrir algum projeto que você já tenha iniciado, deve usar o terceiro bloco.

Logo na barra acima da sua escultura, existem alguns comandos de tamanho e força da sua modelagem. Afinal, como em todo editor de imagem, é possível controlar o tamanho e a pressão dos pincéis que você usa para as suas criações. Apesar de ser um pouco diferente daquilo que você pensava, o Sculptris é uma ferramenta bastante versátil. Logo que a imagem de base estiver criada, você só tem algo cinza e, se for a sua primeira tentativa, estranho.

Posted Image

Colorindo a sua imagem

Logo que a base estiver pronta, é hora de colorir. Não se esqueça de que a iluminação e os tons médios devem ser inseridos manualmente. Para que você não se perca enquanto está criando a sua peça, há um grande botão com a inscrição “Paint” no seu interior. Quando você desejar colorir a imagem, clique sobre ele

Posted Image

Antes disso, se você considerar necessário, pode alterar o material do qual a sua peça será feita. Para isso, é preciso clicar no quadrado onde se lê “Material” e selecionar uma das opções que o Sculptris disponibiliza. São opções muito interessantes e que têm muito o que serem trabalhadas de acordo com a proposta do objeto.

Posted Image

Porém, se o seu problema vai além das questões de materiais de confecção, é hora de partir para as cores sólidas sem medo! Apesar de parecer com massinha de modelar, o Sculptris não possui diferentes esferas com cores variadas para você adicionar formas. É preciso ter muito cuidado na hora de pintar a sua criação.

Como mostrar para meus amigos?

De nada adianta ter feito algo genial se você não tem como mostrar para as outras pessoas, não é? Pois o Sculptris tem a maneira ideal de mostrar a sua criação para quem você quiser. Entretanto, é preciso que você permaneça no modo “Paint” para exportar a sua criação como uma imagem. Do contrário, só é possível transformá-la no formato proprietário do programa.

Posted Image

Clique em “Options” na parte superior do menu e, na janela que aparecer na sua tela, clique em “Save image”. Entretanto, existe um pequeno detalhe que pode passar batido. É importante que você desabilite o fundo da imagem caso deseje usar em outras aplicações. Para isso, você deve clicar em “with bg” para desmarcar a bolinha colorida ao lado da imagem.

http://img337.images.../sculptris1.jpg

Posted Image

Posted Image

Fonte:Baixaki

mateusmg2

mateusmg2

Novato

• Membro
  • Pip
  • 14 posts
Muito bom!
Up!

Da até pra criar terrenos :D

GripeBovina

GripeBovina

Novato

• Membro
  • Pip
  • 16 posts
sim eé realmente um otimo soft de modelagem principalmente para que está iniciando :D

Nestath

Nestath

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 460 posts
  • LocationBrasil
hehehe parece propaganda do shop time...

"baixe agora o seu e saia modelando como profissional!" heheheh

A minha questão é quanto tempo vale a pena investir estudando o sculptris agora q a pixologic o comprou pensando em utilizar profissionalmente... quanto tempo ele ainda vai ser distribuido gratuitamente ou vai existir antes de suas funcionalidades mais atraentes que o ZBrush sejam incorporadas ao monstro premiado do mercado de modelagem orgânica?

Pq a maturidade dele e o pipeline de desenvolvimento além da quantidade de recursos não chega nem perto do ZBrush que é o produto principal e o "chodó" da pixologic... =p

"Sculptris is the brainchild of the bright programmer Tomas Pettersson. Sculptris has captured the hearts of artists with its fun, intuitive and user-friendly interface - indeed a perfectly sweet companion to our big monster ZBrush!" hehehe do próprio site da Pixologic =p

Bitetti

Bitetti

Novato

• Membro
  • Pip
  • 40 posts

A minha questão é quanto tempo vale a pena investir estudando o sculptris agora q a pixologic o comprou

Acredito que ele deva existir por um tempo muito indefinido, pela fama é um bom chamariz pro Z-Brush.

Mas nem ele nem o Z-Brush dispensam modeladores tradicionais como Blender, XSI e Maya.
Posted Image

Posted Image

OS> Ubuntu Studio 9.10 Machine> Q9300 8GB RAM ASUS PK5-Deluxe GeForce XFX250GT Waccom Bambu 8" Addons > Fuji 9100s

Nestath

Nestath

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 460 posts
  • LocationBrasil
Certamente =p

Perceba que eu mencionei modelagem "organica" ;)

Tbm não troco meu Blender por nada hehehe =p e ainda espero q ele venha a ter o pipeline de desenvolvimento que o ZBrush tem algum dia, com ZSpheres e o algorítmo de geração de malha monstruoso que ele possui =D

Quem sabe um dia neh >.<

futuro_animador

futuro_animador

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 277 posts
  • LocationBrasil
já há um novo módulo de sculpt sendo desenvolvido para o blender, que pelo jeito foi feito com engenharia reversa na idéia da dynamic tesselation do sculptris, e a interface nova do blender lembra a do max, do zbrush, maya e vários outros softwares, pegando as idéias de organização de vários deles....
meu blog:
devaneioseaprofundamentos.blogspot.com

meu ideal? pizza 26 horas ao dia...

FA Games

FA Games

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 215 posts
  • LocationB*R*A*Z*I*L
Alguém sabe me informar a causa do problema no Sculptris que faz com que ele se fecha quando está se usando ele.
Videogame - s. m. - Arte lúdica interativa por meio de uma interface áudio-visual-cinética contido em plataforma eletrônica.

PORTFOLIO
http://anytharas.daportfolio.com/

D I S P O N I V E L - P A R A - F R E E - L A N C E R

Stauricus

Stauricus

Moderador

• Moderador
  • 551 posts
bom, só com essas informações ninguém nunca vai saber né?!
eu nunca tive esse problema.
Posted Image

Tô aprendendo a fazer as barrinhas HuaHUhaUhaUhAUHua

Bloderox

Bloderox

Novato

• Membro
  • Pip
  • 25 posts
Galera eu baixei ele mas toda vez que tento mecher não acontece nada...
eu seleciono a ferramenta e não funciona, já procurei no google e non encontrei nada a respeito, me ajudem xD
da pra pintar a bola normalmente, no entanto não dá para modelar a bola e transformar em algo, se alguém souber como resolver fico agradecido ^^

Posted Image

FA Games

FA Games

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 215 posts
  • LocationB*R*A*Z*I*L

bom, só com essas informações ninguém nunca vai saber né?!
eu nunca tive esse problema.

Stauricus, não tenho o que falar, pois basicamente o programa fecha e abre uma janela dizendo que o software encontrou um problema e precisa ser fechado.

Mais não mostra nada de relevante, para maiores informações.

BLODEROX - Talvez o DETAIL ou STRENGTH estejam baixo para causar algum efeito sobre a malha do objeto
Videogame - s. m. - Arte lúdica interativa por meio de uma interface áudio-visual-cinética contido em plataforma eletrônica.

PORTFOLIO
http://anytharas.daportfolio.com/

D I S P O N I V E L - P A R A - F R E E - L A N C E R

Bloderox

Bloderox

Novato

• Membro
  • Pip
  • 25 posts
FA Games eu vi um monte de coisa, acho que simplesmente não funciona XD
eu arrumei o strength e o detail um monte de vez e não dá em nada xD
acho que deve ser alguma coisa na placa do pc ou algo assim, de qualquer forma valeu ^^

Posted Image

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users