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10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente!


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14 replies to this topic

#1
MFarina

MFarina

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O texto não é meu, apareceu no facebook. Me identifiquei muito com algumas coisas, porém o importante é aprender e superar. A maioria para no meio do caminho talvez por começar errado.
 
"10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente!
 
Depois de ver tantos e tantos projetos de game que iniciaram mas que não
terminaram, inclusive meus, decidi fazer um pequeno manual de como NÃO finalizar
o seu game… Se você deseja criar mais um game que nunca será finalizado então
siga esses 10 passos!
 
10º Acredite que será facil:
O desenvolvimento de nenhum game é facil, por mais simples que seja, subestimar
o trabalho em produzir um game é o primeiro passo em direção a mais um projeto
não finalizado
 
9º Seja impulsivo:
Grande parte dos projetos de game que não dão certo começam da noite para o dia
e quando o metido a desenvolvedor percebe que não vai dar conta do recado ou que
vai dar muito trabalho, acaba da mesma forma que começou.
 
8º Seja Inexperiente:
Se você começou a estudar pascal ou a modelar a uma semana então você já está
pronto para começar o seu game que nunca será finalizado!
 
7º Tente fazer tudo sozinho:
Se você acredita que pode fazer os gráficos 2D e 3D, programar, escrever
roteiro, sonorização, level designer e ainda tirar um tempinho para fazer aquele
beta teste esperto, então você está no caminho certo para criar seu game que não
dará certo.
 
6º Conte com desconhecidos:
Se o amigo do primo do seu amigo disse que irá fazer todos os gráficos para o
seu game em uma semana sem que você pague 1 centavo e com qualidade
profissional, então conte com isso para que seu game nunca saia do papel.
 
5º Monte equipes online:
Nada melhor do que um bom forum de pessoas inexperientes e totalmente
descompromissadas para criar um game!
 
4º Escolha as ferramentas erradas e de preferencia pague por elas :
Se você tem dinheiro para gastar e deseja comprar aquela super engine que você
não tem a mínima idéia de como funciona, que não tem suporte nem comunidade
estabelecida, com documentação toda em árabe, japonês e cantonês então vai fundo
amigo!
 
3º Se superestime:
Acredite em seu potencial acima da média, você poderá criar um Crysis sozinho!
 
2º Seje Megalomaníaco:
Se você vai criar um game, não pense em criar um pequeno, faça um que
revolucionará o mundo dos games!
 
1º Começe criando um MMORPG
Para que criar um game de corrida, ou de aventura, ou de luta, ou de tiro, ou de
navezinha, ou de plataforma, ou um puzze ou sei lá mais quantos estilos de game
existem se você pode criar um MMORPG revolucionário?"

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#2
daniwing

daniwing

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kkkkkk o 1º e o 5º vejo muito.


http://cafecomengine.blogspot.com.br/

 

"Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus,

que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada."

(Tg 1.5)


#3
Kamus do Poder

Kamus do Poder

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Definitivamente correta. Na minha opinião, despreparo/falta de estudo previo e impulsão são os principais na lista, já que para fazer algo como um jogo (um software que envolve quase todas as areas possiveis da computação) deve-se ter persistencia para obter o resultado esperado e conhecimento previo para finalizar o projeto.

 

Um bom método é fazer testes de funcionalidade, como fazem as empresas de game dev. Imagine aquela feature super bacana e bem diferencial no seu game. Começo um novo projeto onde o objetivo é implementa-la de forma modular. Se conseguir, como é modular, simplemente mande para o projeto principal, senão, delete da lista de funcionalidades do jogo.

 

Desta forma o projeto fica limpo e você pode ir validando as idéias em "tempo real". Eu sempre curti esta técnica hahaha

 

Abraços!


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#4
Marnei Cardoso

Marnei Cardoso

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Fiz muito isso tbm. Algumas coisas que eu queria fazer e não tinha ideia se daria certo ou como fazê-las, eu criava pequenos projetos ou minigames e testava. Fazia os testes e as modificações até ficar funcional e o mais próximo do que eu havia imaginado, depois implantava no projeto principal. Deu bastante certo!

 

Abraços.


Somente aquele que realmente tem o querer, conhece os meios que despertam o poder de alcançar!

www.vector4studios.com

#5
MFarina

MFarina

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Concordo com a parte do modular, eu mesmo possuo varios modulos aqui, o trabalho geralmente se refere a implantação do modulo no sistema. Alguns deles:


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#6
mcunha98

mcunha98

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Concordo com praticamente tudo, salvo o 7º ponto.


Mauricio Cunha
http://www.mcunha98.com
mcunha98@gmail.com

 

School of Witches:

 

indiedb.png facebook.png

 


#7
AlabVix

AlabVix

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Excelente! Cometi vários desses erros no meu segundo projeto de game, o System Crash. No início eu queria fazer apenas um clone do The Crims com tema de Hacker/Cyberpunk, então montei uma pequena equipe e começamos. Lá pelas tantas, tive a brilhante idéia de fazer algo mais, algo único, um MMORPG de browser estilo aqueles jogos de 'point and click', daí para frente foi ladeira a baixo, o escopo do jogo cresceu absurdamente e chegou um ponto em que a equipe se desfez.

 

Enfim, agora voltei as raízes e estou trabalhando sozinho de novo, porém em um escopo muito menor, algo que agora sei que consigo realizar sozinho. Vamos ver no que vai dar... 



#8
MFarina

MFarina

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é geralmente essas equipes que formamos tem muito pouco trabalho e diria muita organização, muitas ideias, o projeto fica gigante, mas ai falta o programador, falta animador, 1 trabalha 6 ficam olhando. sem chance. Melhor guardar uma graninha e contratar uns freela na necessidade, pagando você pode cobrar qualidade e finalização do trabalho.


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#9
AlabVix

AlabVix

    Novato

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Só mesmo se o cara for bom tanto de programação quanto de arte para fazer algo sozinho, mas mesmo assim ainda vai precisar de apoio no marketing e na publicação, preparar ambiente de testes e etc...É muita coisa para uma pessoa só, tem gente que até consegue, mas são as exceções. É isso que você falou mesmo, MFarina, muito melhor contratar freelas mesmo, e é exatamente o que vou fazer!



#10
Marnei Cardoso

Marnei Cardoso

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Eu fiz uns games (projetos) sozinho, fiz tudo, desenhos, modelos, texturas, animações, programação, testes etc. Deu muito, muito trabalho e valeu muito como experiência, agora se ficou bom ou não, é outro papo...

 

O problema disso, é que normalmente o cara é melhor (ou curte mais) certa área. Se é bom em programação, costuma ser ruim em arte ou vice-versa. Como fiz tudo sozinho, provavelmente está tudo mediano. hehehe

 

Valeu muito como estudo e experiência, mas se for fazer algo profissional, o melhor é que cada um cuide do que sabe fazer melhor.


Somente aquele que realmente tem o querer, conhece os meios que despertam o poder de alcançar!

www.vector4studios.com

#11
hllink

hllink

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Eu fiz uns games (projetos) sozinho, fiz tudo, desenhos, modelos, texturas, animações, programação, testes etc. Deu muito, muito trabalho e valeu muito como experiência, agora se ficou bom ou não, é outro papo...

 

O problema disso, é que normalmente o cara é melhor (ou curte mais) certa área. Se é bom em programação, costuma ser ruim em arte ou vice-versa. Como fiz tudo sozinho, provavelmente está tudo mediano. hehehe

 

Valeu muito como estudo e experiência, mas se for fazer algo profissional, o melhor é que cada um cuide do que sabe fazer melhor.

 

Esse é um dos pontos que levanto, jogo é levado na brincadeira quando se joga mas quando está sendo desenvolvido tem que tratar como qualquer outro produto comercial tendo que investir, divulgar, planejar e etc. 

 

Um erro que a maioria comete é tentar criar o jogo para sí próprio do que para o comércio, mesmo que fique bom o público alvo é muito pequeno, específico e não gera renda, claro se a pessoa faz por hobbie e não com objetivo de se sustentar a história é diferente..


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______________
H L L I N K

Kokiri Project

"Se os jogos influenciassem as pessoas, nossa geração estaria andando sem rumo numa sala escura tomando pílulas alucinógenas e ouvindo musica eletrônica."

#12
ForGodMobile

ForGodMobile

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4º - Já vi muitas pessoas criando jogos complexos, com ferramentas trabalhosas, criando jogos no Blender ou 3D programando do zero. :o  E eu pensando que se ele usasse Unity 3D teria uma diminuição no tempo e aumento na qualidade do seu projeto.

 

7º - É difícil você encontrar uma equipe sincronizada e que não espere um retorno sedo (ou seja, que trabalhe de graça :blink:), e como você não pode pagar, acaba fazendo tudo sozinho. Meus maiores conhecimentos são programação e desenho, agora a criação dos sons complica um pouco. É muito trabalhoso buscar conteúdo sonoro gratuito e que permita ser usado em trabalhos comerciais, e quando não encontra você precisa criar.

 

10º - Isso aconteceu comigo no jogo que criei "Do You Remember". Criei ele em Java, sem usar nenhuma engine adicional como AndEngine. Mas não levou muito tempo para criar todas as classes, o que levou mais tempo foi a pesquisa das músicas, um total de 210 e cada música tinha 6 dados para pesquisar então as músicas+dados=1470 dados pesquisados levei mais de 6 meses para terminar o app porque pensei que ele seria mais fácil por não ter que criar muitos sons para o jogo. :P

 

Resumindo, nós erramos aprendemos, cometemos novos erros e assim vamos evoluindo. O que não podemos, é desistir quando aparecem as dificuldades, pois elas sempre aparecem, e é por causa das dificuldades que nós vamos atrás das soluções e acabamos encontrando mais conhecimento pelo caminho e uma solução melhor que esperávamos. B)

 

Desculpem o texto longo, espero que seja útil para alguém! :D


Conhecimentos: Unity 3D, C#, Java, C++, Pascal.
 
Jogos com Unity(android)

Jogos com Java(android)

@ForGodMobile


#13
RodrigoMarques

RodrigoMarques

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muito boas as dicas!



#14
AnastasiaDign

AnastasiaDign

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#15
lordzero

lordzero

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Muito bom o texto, parabéns pela postagem!!!


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Aquele que tem a resposta e não a compreende é como aquele que nunca teve a resposta.




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