[ +/- ] [ Data/Hora: 19 Mai 2013, 21:31 ]

Criar um novo TópicoWrite comments Página 1 de 1   [ 8 posts ]
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Como criar um programa de modelagem 3d?
MensagemEnviado: 04 Set 2011, 16:29 
Membro Júnior

Registado: 29 Jun 2011, 16:13
E ae pessoal tudo legal ta chegando a epoca de tcc então é necessario criar algo, estou pensando em criar um modelador(SIMPLES) alguem aqui poderia me indicar o caminho p/ isso acredito que seja necessario o conhecimento em c++ e directx.

Assunto da Mensagem: Re: Como criar um programa de modelagem 3d?
MensagemEnviado: 05 Set 2011, 08:39 
Membro Avançado

Registado: 23 Nov 2003, 18:58
Não é preciso C++ para isso, talvez direct3d, mas também existe a opção do OpenGL.

De qualquer forma você vai precisar aprender alguma biblioteca de GUi para criar a interface para isso e existem inúmeras opções e dependem da linguagem a ser usada, tais como:
- Qt
- GTK
- Swing
- Wxwidgets
- Winforms
-etc

T+

MensagemEnviado: 05 Set 2011, 08:47 
Membro Júnior

Muito obrigado pela resposta bcsanches2 estou me descabelando mano, ta chegando a hora da verdade e to totalmente perdido.
Vou pesquisar essas ferramentas que me indicou, e ficoaliviado de não ser obrigatorio o uso de c++ pq p/ falar a verdade minha area é c# , c.
Vou pesquisar sobre esse direct3d .

Se alguem puderpassar mais alguma dica por favor não se acanhe :D :D :D .

MensagemEnviado: 05 Set 2011, 08:50 
Membro Avançado

Vá de C# então, winforms + XNA ou WPF + XNA.

T+

MensagemEnviado: 05 Set 2011, 14:15 
Membro Júnior

Opa to pesquisando aqui a melhor maneira de criar o bendito do meu programa graças a ajuda do nosso amigo bcsanches2 sai da escuridão.
Colnfesso que a luz esta bem distante mas já é um sinal que o caminho a ser seguido esta correto.

Eu pesquisei tutoriais sobre opengl + c + codeblocks tbm, e gostei do que vi parece ser trabalhoso porem nada impossivel, mas como já mexo com xna 4.0 vou dar uma enfase nessa técnologia.

Gostaria de pedir p/ algum moderador se possivel mover esse post pois acredito que aqui não seria o local correto p/ ele, pode vir a confundir outros usuarios.

MensagemEnviado: 05 Set 2011, 15:28 
Membro Sênior

Registado: 24 Mai 2006, 12:00
Como o Bruno falou, se vc manja de C# vai de C# velho pq senão c n vai concluir seu TCC em tempo, acredite, estes krinhas são maiores do que agente costuma calcular no projeto.

Vc pode usar GTK como GUI tbm, se optar pelo OpenGL isso fará com que sua aplicação rode em MacOS, rWindows, Linux... enfim... faz diferença nenhuma pro seu TCC mas eu acho (por experiência minha, não é uma afirmação) o OpenGL mais bacana de desenvolver que DirectX (mais organizado e fácil de iniciar). Eu não sei se o XNA é a melhor solução para este tipo de aplicação... não que ele não sirva mas o OpenGL ou DirectX seriam uma opção mais adequada (Me corrija se eu estiver errado Bruno, vou explicar meu ponto de vista). Visto que dependendo das suas escolhas vc ganha produtividade no desenvolvimento da GUI e não perde tempo linkando bibliotecas e configurando ambiente pra desenvolver, o XNA que lhe daria maior produtividade para a parte das viewports 3D pode ser substituído por uma biblioteca mais baixo nível para melhorar seu aprendizado diante dos fundamentos por trás deste tipo de aplicação.

Para fazer com code::blocks + c + opengl vc vai ter que se preocupar com algumas configurações que podem ser desnecessárias pro seu objetico dentro do escopo do TCC... sendo assim eu escolheria, se for de OpenGL+GTK+C#, usar o Monodevelop q vem prontinho pra criar um novo projeto e meter a mão na massa, senão, se for de XNA ou direct3D e WinForms, usa o VisualStudio.

Por questão de foco não de capacidade das tecnologias velho, se vc quer ver pelo menos um protótipo funcional no seu TCC pule a parte chata de aprender a linkar as bibliotecas e passa logo pra parte de como usar as classes delas e como montar o que vc precisa da aplicação... tanto o Monodevelop quanto o VisualStudio vão te dar um editor visual para a GUI o que já poupa mais um trabalhão que vc teria com o code::blocks onde vc provavelmente teria que configurar um wxWidgets, QT ou algo do tipo para conseguir fazer o mesmo e ainda assim n teria um editor visual tão maduro para trabalhar...

Espero ajudar um pouquinho a focar seu esforço com estas "direções" básicas ;)

Bons Estudos.

MensagemEnviado: 05 Set 2011, 16:25 
Membro Júnior

Valew Nestath me ajudou muito tbm, vou aproveitar para explicar direito oque pretendo fazer a principio afinal meu foco agora é ter uma boa tese acompanhada de um prototipo que que faça pelo menosfiguras geometricas editaveis em 2d.

Para pós e mestrado ai sim pretendo melhorar esseprograma adicionando o maximo de operações 3d possivel, pois estava lendo aqui alguns artigos e vi que realmente iniciar um software como esse pélo 2d émais aconselhavel.

Mais uma coisaandei lendoalguns tutos no site da opengl e me pareceu bem amigavel essa técnologia o que me faz pesquisarsobre sua dica (OpenGL+GTK+C#).

Muito obrigadopela ajuda tbm amigo :D :D

PS: por causa desse projeto ate brequei meu game que adicionei aqui na unidev na sessão de projetos :(

MensagemEnviado: 05 Set 2011, 16:30 
Membro Avançado

Nunca utilizei o GTK+C# e nem o mono develop, tenho utilizado bastante Visual C# Express + Winforms e XNA e garanto que ambos são bem mais produtivos que qualquer tecnologia para C++. Tem as suas limitações de plataforma e provavelmente de desempenho, que não acredito serem problemas para um projeto desses.

Eu como iria ficar dentro da minha zona de conforto iria de Winforms + XNA, mas se o GTK+C#+OpenGL estão agradando, não vejo porque não.

T+

Criar um novo TópicoWrite comments Página 1 de 1   [ 8 posts ]
Similar topics
Distribuir Programa GTKMM
Fórum: C/C++
Autor: Screensaver
Respostas: 2
alguém pode me dizer como se faz um mmorpg?
Fórum: Programação de Games Online e Técnicas Multiplayer
Autor: lllleo14
Respostas: 23
Character Studio (como mesclar bip files)
Fórum: Modelagem 3D
Autor: Beiramar2
Respostas: 0
Como fazer um Makefile?
Fórum: C/C++
Autor: robertow
Respostas: 4
Bom programa para particionar HD ???
Fórum: Hardware
Autor: tudela
Respostas: 1

Quem está ligado: