Como o Bruno falou, se vc manja de C# vai de C# velho pq senão c n vai concluir seu TCC em tempo, acredite, estes krinhas são maiores do que agente costuma calcular no projeto.
Vc pode usar GTK como GUI tbm, se optar pelo OpenGL isso fará com que sua aplicação rode em MacOS, rWindows, Linux... enfim... faz diferença nenhuma pro seu TCC mas eu acho (por experiência minha, não é uma afirmação) o OpenGL mais bacana de desenvolver que DirectX (mais organizado e fácil de iniciar). Eu não sei se o XNA é a melhor solução para este tipo de aplicação... não que ele não sirva mas o OpenGL ou DirectX seriam uma opção mais adequada (Me corrija se eu estiver errado Bruno, vou explicar meu ponto de vista). Visto que dependendo das suas escolhas vc ganha produtividade no desenvolvimento da GUI e não perde tempo linkando bibliotecas e configurando ambiente pra desenvolver, o XNA que lhe daria maior produtividade para a parte das viewports 3D pode ser substituído por uma biblioteca mais baixo nível para melhorar seu aprendizado diante dos fundamentos por trás deste tipo de aplicação.
Para fazer com code::blocks + c + opengl vc vai ter que se preocupar com algumas configurações que podem ser desnecessárias pro seu objetico dentro do escopo do TCC... sendo assim eu escolheria, se for de OpenGL+GTK+C#, usar o Monodevelop q vem prontinho pra criar um novo projeto e meter a mão na massa, senão, se for de XNA ou direct3D e WinForms, usa o VisualStudio.
Por questão de foco não de capacidade das tecnologias velho, se vc quer ver pelo menos um protótipo funcional no seu TCC pule a parte chata de aprender a linkar as bibliotecas e passa logo pra parte de como usar as classes delas e como montar o que vc precisa da aplicação... tanto o Monodevelop quanto o VisualStudio vão te dar um editor visual para a GUI o que já poupa mais um trabalhão que vc teria com o code::blocks onde vc provavelmente teria que configurar um wxWidgets, QT ou algo do tipo para conseguir fazer o mesmo e ainda assim n teria um editor visual tão maduro para trabalhar...
Espero ajudar um pouquinho a focar seu esforço com estas "direções" básicas

Bons Estudos.