[ +/- ] [ Data/Hora: 21 Mai 2013, 09:26 ]

Criar um novo TópicoWrite comments Página 1 de 1   [ 10 posts ]
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: arte 2D para programadores
MensagemEnviado: 30 Jan 2012, 15:59 
Colaborador(a)

Registado: 23 Mar 2004, 12:58
Imagem

Bem pessoal vi em um blog que freqüento uma referência a outro blog sobre design de personagens e cenário em diversos softwares para criarmos em nossos games.

Recomendo muito:

Quote:
O maior problema que um programador de jogos sempre enfrenta não está relacionado a algoritmos, problemas de hardware ou falta de café. Seu maior problema é a arte para seu jogo.

Um desenvolvedor independente (indie) muitas vezes é um programador que não entende nada de arte, e só conhece outros programadores que também não entendem de arte. Muitas vezes para poder demonstrar a idéia do seu jogo para conseguir um investidor, ou até para conseguir mais membros para sua equipe, o programador precisa de imagens para seu jogo.

Existem sites como o Sprite Database com diversas imagens de jogos antigos que um desenvolvedor pode usar, mas quando o objetivo é fazer um jogo sério e ganhar dinheiro com isso, você não pode usar sprites do Super Mario Bros. e Street Fighter.

Uma solução bem legal para a criação de elementos simples de arte em 2D é a iniciativa do Chris Hildenbrand, um artista que decidiu criar um blog com tutoriais para ajudar programadores a fazer artes simples em 2D utilizando softwares gratuitos como Inkscape e Gimp. Eu não conhecia o Inkscape, é um software bem simples e legal de trabalhar. Abaixo está um exemplo de tutorial que o Chris fez para criação de um personagem em 2D utilizando o Inkscape.

Imagem

Exemplo de tutorial para criação de arte 2D. Fonte: Gamasutra.

Claro que não é algo simples e rápido de fazer, mas com um pouco de prática da para aprender coisas bem legais nesses tutoriais. Eu mesmo fiz alguns de brincadeira, só pra saber se eram fáceis de entender, e realmente são! Consegui fazer sprites no Inkscape praticamente iguais aos do tutorial acima.

Acho muito difícil um programador fazer toda a arte do jogo, principalmente por que exige tempo para o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas, mas com esses tutoriais é possível fazer uma arte simples e original para protótipos e demonstrações, ou até mesmo TCC. Esses tutoriais também ajudam artistas iniciantes, pois ensinam várias técnicas legais, é só ter dedicação para estudar!

Ah, caso tenha interesse em sprites prontos de personagens diferentes, o autor também vende alguns packs com imagens em diferentes tamanhos. Isso é bem interessante, pois por um valor muito baixo você pode comprar sprites legais e bem feitos para o seu jogo, além de ajudar o autor a continuar o seu ótimo trabalho que ajuda nós programadores.

No caso de modelos e animações em 3D é mais complicado para programadores, acho que o jeito é procurar modelos gratuitos na internet ou encontrar uma pessoa para fazê-los. Como grande parte dos jogos independentes são em 2D, para que fiquem simples, bonitos e com um game design diferenciado, esses tutoriais são muito úteis. Para finalizar o post, uma arte feita por mim no trabalho, enquanto meu projeto compilava, provando que programadores conseguem fazer artes simples até no papel (hahaha):

fonte: http://gamedeveloper.com.br/blog/2012/01/13/arte-2d-para-programadores/

Assunto da Mensagem: Re: arte 2D para programadores
MensagemEnviado: 30 Jan 2012, 18:21 
Membro Sênior

Registado: 27 Mai 2006, 05:25
Muito interessante!

Obrigado por compartilhar.
Abraço.

www.vector4studios.com

MensagemEnviado: 13 Abr 2012, 13:32 
Membro Sênior

Registado: 18 Mai 2009, 17:49
eu pessoalmente adoro esses personagens simples, mas que têm estilo =)

Tô aprendendo a fazer as barrinhas HuaHUhaUhaUhAUHua

MensagemEnviado: 13 Abr 2012, 16:33 
Membro Sênior

Registado: 09 Out 2009, 07:33
Eu que sou programador sei exatamente o que ela está dizendo, não consigo fazer arte de forma alguma.

MensagemEnviado: 13 Abr 2012, 20:06 
Membro

Registado: 05 Fev 2012, 13:34
Quote:
mas quando o objetivo é fazer um jogo sério e ganhar dinheiro com isso

Eu acho graça. Pagar um artista ninguém quer, mas lucrar em cima dele todos sabem.

"Profissionais" com esse tipo de atitude não crescem nunca. Se quer fazer um jogo com uma boa arte, aprenda a desenhar, e verá o quanto se deve valorizar o trabalho de um artista. Se não quer aprender a desenhar, pague alguém que desenhe. Artistas NÃO SÃO criaturas dotadas de capacidades divinas e talento nato. É preciso tanto estudo e treino quanto qualquer outra profissão.

Eu nunca vi um artista pedindo pra um programador criar um jogo pros desenhos dele de graça. Mas o contrário...

https://daybson.wordpress.com/

The following user would like to thank daybson for his or her post: Visitante
MensagemEnviado: 13 Abr 2012, 21:11 
Membro

Registado: 07 Abr 2012, 10:31
Falou tudo daybson! as pessoas acham que arte é brincadeira. Para vocês terem uma ideia, o que você sentiria se alguém menospreza-se o trabalho de um programador, achando que é algo bobo ou que representa poucas dificuldades?
Desenhar também é realmente difícil, principalmente se você estiver falando de uma arte seria para um jogo serio. Dá pra ver exemplos disso até em comunidades e fóruns sobre produção de fanzines, todos tem um "bom" roteiro, mas desenhar ninguém quer.
Eu tenho algumas habilidades com desenho, mas ainda prefiro o game design e a programação.

Tutoriais de qualidade para quem quer aprender algoritmos e programação C++:
http://aprendendoalgoritmos.blogspot.com.br/

(100%) Queens--;
(95%) prototype;
(30%) Kaneda's Revenge;

MensagemEnviado: 13 Abr 2012, 21:12 
Membro Sênior

Registado: 30 Dez 2008, 08:37
daybson Escreveu:
Quote:

Eu nunca vi um artista pedindo pra um programador criar um jogo pros desenhos dele de graça. Mas o contrário...

Isso não acontece porque é muito mais fácil encontrar "atalhos" pra um artista fazer seu próprio código, do que pra um programador fazer sua própria arte.

Existem frameworks, engines, makers, etc, que tornam muito mais fácil pra vida de um leigo fazer um jogo.
Mesmo um artista que se arrisque na programação, pode fazer um código bem porco, mas que funciona, que ninguém nunca vai ficar sabendo que é porco.

Por outro lado, se o sujeito é programador e não sabe desenhar, já era. Ou ele passa um BOM tempo estudando, pra depois ter um resultado levemente satisfatório, ou ele pede pra alguém fazer. E se ele tentar fazer bem porco, TODO mundo vai perceber.

Então eu não acho que programador é mais folgado que artista. Eu só acho que programador tem menos chance de se virar sozinho (reduzindo o escopo a um jogo não tão complexo) , do que um artista. Por isso se vê muito mais uma coisa do q a outra.

Hellevators !
Tactics Pompster Online !

MensagemEnviado: 13 Abr 2012, 21:53 
Membro Avançado

Registado: 02 Mar 2005, 17:39
Prefiro considerar a 'artistry', a qualidade de ser artista, como a capacidade produzir algo bem feito, independente do lado do cérebro usado na produção.

Então um desenhista\ilustrador pode ser um artista assim como um programador também pode ser artista (almejando um código elegante, eficiente e funcional, enquanto mantém um olho crítico sobre o trabalho que já fez).

Programador de gameplay, por exemplo. Veja se um cara desses não teve veia artística pra projetar os controles intuitivos que a gente acha num Super Mario 64.

Last edited by Kryzon on 13 Abr 2012, 22:02, edited 1 time in total.

MensagemEnviado: 13 Abr 2012, 22:01 
Membro Júnior

Registado: 30 Jan 2012, 18:37
teletubo Escreveu:
daybson Escreveu:
Quote:

acaba de ver um :mrgreen:

MensagemEnviado: 12 Mai 2012, 22:08 
Moderador(a)

Registado: 30 Jan 2006, 17:32
Só gostaria de ressaltar duas coisas:
* A imagem no post inicial é do Gimp e não do InkScape
* daybson, por favor, não inicie um flamewar, a Unidev já está cheia deles, acho que não há mais espaço para isto.

PS.: não sou moderador aqui...

Criar um novo TópicoWrite comments Página 1 de 1   [ 10 posts ]
Similar topics
Int para String (esse é diferente)
Fórum: C/C++
Autor: Multicent
Respostas: 3
Liberty Basic ideal para iniciantes
Fórum: Outras linguagens
Autor: haroflow
Respostas: 7
(Ajuda) Aposilas ou tutoriais para um iniciante.
Fórum: Blitz Basic
Autor: -noOb-
Respostas: 6
Compilador para Code::Blocks NightBuild
Fórum: C/C++
Autor: brunoramos1
Respostas: 7
Dica para instalar Opengl no Kurumin
Fórum: OpenGL
Autor: pragma
Respostas: 1

Quem está ligado: